Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gulinha.

Peixe, carne, legumes. Entradas, sobremesas, petiscos. Experiências. Dicas. Erros. Um forno temperamental. Mesas para dois ou para dez. Dias bons, muito bons e assim-assim. A minha cozinha tem de tudo. E é o meu sítio mais feliz.

Peixe, carne, legumes. Entradas, sobremesas, petiscos. Experiências. Dicas. Erros. Um forno temperamental. Mesas para dois ou para dez. Dias bons, muito bons e assim-assim. A minha cozinha tem de tudo. E é o meu sítio mais feliz.

Gulinha.

10
Nov17

E assim matei o frio e os desejos de salmão.

Empadão de salmão com legumes e batata-doce.

 

O frio chegou. Veio depressa e forte. Em menos de nada passámos das sandálias para as botas, do pijama de alças para o pijama polar e das noites amenas para os dias de nariz frio a pontos de cair. Quanto a si não sei, mas eu sinto que em três dias passámos do pico do verão para o inverno rigoroso. Que há uma semana estavam 38 graus e agora estão 3,8. Que isto foi tudo muito rápido, muito de repente.

 

Bom. Passando à frente este breve intróito meteorológico (o tempo é sempre um bom desbloqueador de conversa), e enquanto tenho uma sopinha quentinha a fazer-se ali ao lume, vou contar a história do almoço de ontem. Conta-se depressa, na verdade (seja como for, a sopa está quase pronta).

 

É verdade que me ando a dar mesmo mal com este frio. Eu, que nem sou friorenta, vivo gelada de manhã à noite (vá – ontem sempre aqueci um bocadinho, entre a roupa que engomei e as coisas que "se deram" na cozinha). Mas o frio tem aquele lado aconchegado (nem que seja em mantas...) e convidativo de se poder ligar o forno sem ter receio de que a casa se transforme também ela num forninho. Frio pede o forno ligado, e acima de tudo pede comida de forno. Comida quentinha, que cheira bem, que sai dali a fumegar e que nos aquece logo desde a primeira garfada.

 

Era mesmo, mesmo isso que me andava a apetecer fazer. E ao mesmo tempo andava há dias com uma vontade doida de comer salmão. Pareciam aqueles apetites de sushi repentinos e violentos que se têm (tem quem gosta, claro). Juntando o útil ao agradável, lá pus mãos à obra para fazer qualquer coisa parecida com um empadão de salmão.

 

Empadão de salmão com legumes e batata-doce.

 

Imaginei que muito mal não podia correr. Salmão, legumes e batata-doce soava a aposta ganha. E a verdade é que eu tinha razão. Ficou TÃO bom... Tão leve, tão saboroso... Foi um êxito tal que prometi que vai passar a ser receita habitual cá em casa. Confortou-nos o estômago e o coração! A sério!

 

Aí em casa, quando faltarem ideias para inovar com o salmão, experimente esta. Com um pouco de organização faz-se rapidamente. É saudável... E vai ver que vai adorar!

 

 ---

 

sep receitas.png

Empadão de salmão com legumes e batata-doce

Ingredientes [para quatro pessoas]:

800 g de salmão (limpo de peles – se as quiser tirar – e espinhas)

600 g de batata-doce

500 g de brócolos (em floretes)

180 g de espinafres

½ cebola

Azeite, alho, sal, pimenta branca e ervas-finas q.b. (para o salteado)

Sal, pimenta preta, alho e mel q.b. (para a marinada do salmão)

200 ml de creme de soja

Parmesão (ou grana padano, ou semelhante) ralado q.b.

 

***

 

Empadão de salmão com legumes e batata-doce.

 

A chave para esta receita se fazer de forma rápida é organização. Por isso comece por arranjar tudo o que vai utilizar. Descasque as batatas e, se for necessário, corte-as a meio; lave bem os brócolos e separe-os em floretes; lave e arranje os espinafres; e parta o salmão em cubos (com as mãos fica melhor, mas cuidado para não amassar o peixe nem o deixar desfiado – a ideia é ter mesmo cubinhos, aí de 1x1 cm).

 

Nesta altura deixe logo o salmão a marinar: tempere com sal, alho, pimenta preta e mel (aí um terço de chávena de café é suficiente). Envolva bem e reserve.

 

Agora que já tem tudo arranjado, vai pôr uma panela com água e sal ao lume para semi-cozer os brócolos e outra para escaldar (ou pouco mais) as batatas-doces. Quando a água das panelas ferver, junte a uma os brócolos – que vão cozer aí uns quatro minutos, até ficarem mais tenros mas não totalmente cozidos – e à outra as batatas – vá controlando com um garfo, mas lembre-se que a ideia é só amolecê-las ligeiramente. Depois vai cortá-las já cá fora, e isso ajuda.

 

Quando as batatas estiverem prontas, escorra-as bem e corte-as em palitos. Depois, corte os palitos a meio, de forma a que fiquem (sensivelmente, claro) aí com uns 2 cm de comprimento. Entretanto, não se esqueça dos brócolos: assim que estiverem prontos, escorra-os e reserve – destapados, para não ficarem amarelos!

 

Numa frigideira, ou num tacho médio, aqueça azeite e junte a cebola em meias-luas e o alho picado. A seguir leve os brócolos a saltear, com um pouco de pimenta branca e de ervas finas. Quando estiverem prontos, retire-os do lume. No mesmo tacho (ou frigideira) coloque mais um pouco de azeite e salteie os espinafres (temperados com sal e alho picado). Não deixe que "mirrem" totalmente. Dois minutinhos e estão ótimos.

 

Entretanto, ponha o forno a pré-aquecer nos 180º C.

 

Agora basta montar o empadão e levar ao forno. Unte o recipiente que vai usar e no fundo disponha os brócolos e os espinafres, misturados. Regue com um quarto do creme de soja e polvilhe com um pouco de queijo. Por cima coloque, numa camada uniforme, o salmão, e repita – um quarto de creme e um pouco de queijo. Finalmente, vai colocar as batatas, que no fim irá regar com o meio pacote de creme que ainda tem e polvilhar com mais um pouco de queijo.

 

Montado que está, é levar ao forno aí uma meia horinha – se calhar nem tanto. Se o seu forno tiver grill, antes de servir ligue-o um bocadinho, para a parte de cima ficar mais dourada.

 

E está pronto! Só falta um copo de vinho branco fresquinho para acompanhar. :)

 

Empadão de salmão com legumes e batata-doce.

 

sep notas.png

 

Notas:

* Se preferir use natas em vez de cremes vegetais. Cá em casa rendemo-nos ao de soja, não porque sejamos intolerantes à lactose mas porque é mais saudável do que natas. E às vezes também usamos creme de arroz, por exemplo. Mas é claro que com natas a sério isto resulta bem na mesma!

 

* Pode optar por usar só brócolos ou só espinafres. Ou até por usar grelos ou nabiças, por exemplo. Para mim esta combinação resultou mesmo muito bem, e eu nem sou assim a maior fã de brócolos... Mas a verdade é que deram um sabor e uma textura que para mim são provavelmente os ideais para esta receita.

 

* Se aproveitar a pele do salmão – eu nunca a deito fora! –, depois de a tirar do peixe corte-a em quadradinhos. Provavelmente será mais fácil fazer isto com uma tesoura do que com uma faca.

 

* Antes de usar o mel na marinada, aqueça-o uns segundinhos no microondas. Vai ficar líquido, e assim é mais fácil envolver.

 

Empadão de salmão com legumes e batata-doce.

4 comentários

Comentar post