Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gulinha.

Peixe, carne, legumes. Entradas, sobremesas, petiscos. Experiências. Dicas. Erros. Um forno temperamental. Mesas para dois ou para dez. Dias bons, muito bons e assim-assim. A minha cozinha tem de tudo. E é o meu sítio mais feliz.

Peixe, carne, legumes. Entradas, sobremesas, petiscos. Experiências. Dicas. Erros. Um forno temperamental. Mesas para dois ou para dez. Dias bons, muito bons e assim-assim. A minha cozinha tem de tudo. E é o meu sítio mais feliz.

Gulinha.

30
Jan18

Eis a comida de conforto perfeita para uma noite de inverno.

Chowder de frango. 

Chowder.

 

(Antes de continuar: as fotografias não fazem jus à delícia que isto é. Era de noite, a luz não ajudava... Mas que isso não seja motivo para desmotivação: isto é mesmo, mesmo, m-e-s-m-o bom. Vá por mim.)

 

Chowder é sopa. Mas não é sopa assim como sopinha de legumes, nem como canja. É sopa que serve – se serve! – de prato principal. E chowder é conforto. E sabor. E quentinho no estômago e até no coração.

 

Eu sei. Parece que me deu para a poesia. Mas a culpa disto é dele – do chowder. Ou melhor: primeiro que tudo, a culpa é do Jamie Oliver, que é o autor desta receita (que eu adaptei ligeiramente).

 

Chowders há muitos. Feitos com muitos ingredientes diferentes. Tudo me parece francamente promissor, e hei de experimentar outras receitas. Mas cá em casa adorámos esta! (Como já se percebeu...)

 

Nas versões mais típicas o chowder é uma sopa rica feita com leite, peixe e alguns legumes. Esta versão é de frango. E é – mesmo, mesmo – o prato ideal para uma noite invernosa. Aproveite este frio, que teima em não se ir embora, e experimente! Vai ver que vale a pena, e que o chowder vai passar a ser receita de inverno obrigatória aí em casa.

 

Chowder de frango.

 

---

 

sep receitas.png

Chowder de frango

Ingredientes [para quatro pessoas]:

2 peitos de frangos cortados em cubinhos

2 fatias de bacon picadas

1 alho-francês grande picado

1 cebola grande picada

1 dente de alho grande esmagado

2 c. de sopa de azeite

2 c. de chá de manteiga

2 cenouras médias picadas

2 batatas grandes cortadas em cubinhos

2 c. de sopa de farinha

400 ml de caldo de galinha

400 ml de leite meio-gordo

Sal, pimenta preta e manjericão q.b.

 

***

 

Ideia-chave: corte e pique tudo antes de começar. É essencial para isto fluir. ;)


Num tacho grande deite uma colher de sopa de azeite e cozinhe ligeiramente a cebola, em lume brando, só até ficar macia. Junte depois a manteiga, o alho-francês, o alho, as cenouras, o bacon e o frango. Mantenha o lume baixo e vá mexendo esta mistura até que já não haja pedaços de frango com partes rosadas. Tempere entretanto com sal, pimenta preta e manjericão.

 

Quando o frango estiver no ponto certo, junte a farinha e mexa bem. Depois deite o leite e o caldo de galinha no tacho. Quando o líquido começar a fervilhar, entram as batatas. Deixe cozinhar, a ferver devagarinho, aí uns vinte minutos. Vá sempre mexendo, porque o creme tem tendência a pegar.

 

Assim que as batatas estiverem cozidas, retifique os temperos e sirva o chowder.

 

Chowder de frango.

 

sep notas.png

 

Notas:

*A receita original leva o dobro da farinha. Mas para mim a mistura acaba por ficar demasiado espessa...

2 comentários

Comentar post

Sofia.

Mais Gulinha.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Dar sangue. Dar medula. Dar vida.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D