Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gulinha.

Peixe, carne, legumes. Entradas, sobremesas, petiscos. Experiências. Dicas. Erros. Um forno temperamental. Mesas para dois ou para dez. Dias bons, muito bons e assim-assim. A minha cozinha tem de tudo. E é o meu sítio mais feliz.

Peixe, carne, legumes. Entradas, sobremesas, petiscos. Experiências. Dicas. Erros. Um forno temperamental. Mesas para dois ou para dez. Dias bons, muito bons e assim-assim. A minha cozinha tem de tudo. E é o meu sítio mais feliz.

Gulinha.

01
Nov17

Rolinhos de courgete – ou a comida de conforto perfeita.

Rolinhos de courgete no forno.

 

Cá em casa a saga dos vegetais continua. Nem é de propósito... Quer dizer, é só mais ou menos. Por um lado, muitas das receitas que tenho para experimentar são à base de legumes e afins (e garanto que esta parte não foi propositada); por outro lado, por isto ou por aquilo tenho tido sempre legumes variados em casa, e como não gosto de estragar nada não têm faltado oportunidades para os pôr "em andamento".

 

Bom, tudo isto para justificar esta recente leva de posts que têm tudo o que é verde (ou branco, ou amarelo, ou cor de laranja) e saudável como estrela. Cá em casa também há muito peixinho e muita carninha! Têm andado meio sumidos, é verdade, mas regressam a qualquer momento.

 

Rolinhos de courgete no forno.

 

Seja como for, por enquanto continuo nos legumes. Hoje, chega outro êxito cá de casa: a courgete. E ainda por cima numa receita vegetariana que é tão mas tão boa que uma pessoa até se esquece de que não leva carne (os mais sensíveis a estas temáticas que me perdoem desde já a observação anterior). É só olhar para a fotografia para perceber que isto é bom, não é? Então agora imagine o cheiro. Sim. O cheirinho destas belezas quando saem do forno.

 

Se tem amigos vegetarianos e quer convidá-los para jantar aí em casa esta é uma ótima ideia para o cardápio. Vai agradar a todos – mesmo aos omnívoros obstinados. Cá em casa, estes rolinhos – que são receita original do site Skinny Taste – tiveram entrada direta e imediata para o top das receitas. Por todos os motivos!

 

Rolinhos de courgete no forno.

 

---

 

sep receitas.png

Rolinhos de courgete no forno

Ingredientes [para duas pessoas]:

2 courgetes grandes

12 c. de sopa de molho de tomate

1 ovo grande

1 ½ chávenas de queijo ricotta

½ chávena de queijo ralado (parmesão, pecorino romano ou grana padano)

1 dente de alho

¾ de chávena de mozzarella ralado

Sal, pimenta preta e folhas de manjericão q.b.

 

***

 

Rolinhos de courgete no forno.

 

Para começar, vai ter de cortar a courgete no sentido do comprimento. Precisa de 12 fatias, aí com 2 mm de espessura. Se tiver uma mandolina isto é facílimo de fazer; se não tiver pede um pouco de habilidade com a faca, mas também se chega lá.

 

Quando tiver as fatias de courgete prontas, coloque-as sobre papel de cozinha, cubra com mais papel e deixe-as assim durante uma hora, mais ou menos, para perderem parte do líquido.

 

Passada essa hora, vai pôr o forno a pré-aquecer nos 200º C. E, enquanto isso, trata do resto.

 

Tempere as fatias de courgete dos dois lados com sal e pimenta preta. Aqueça o grelhador e leve as fatias a "semi-grelhar" – uns dois a três minutos de cada lado chegam. A ideia é que a courgete não fique totalmente cozinhada, mas que amoleça. (E, sim, vai ficar com as marcas da grelha.)

 

"Nos entretantos" bata numa taça o ovo, e depois junte o ricotta, o queijo ralado, as folhas de manjericão picadas, o alho esmagado e mais uma pitada de sal e outra de pimenta. Misture bem e reserve.

 

Assim  que as fatias de courgete estiverem prontas, barre-as com a mistura de queijo. Depois enrole uma a uma e disponha-as num tabuleiro, com a parte em que os rolinhos fecham voltada para baixo. Por cima de cada rolinho coloque uma colher de sopa de molho de tomate, e por fim polvilhe com um pouco de mozzarella.

 

Leve ao forno cerca de 30 minutos. Nos primeiros 15, o tabuleiro deve estar bem tapado com papel de alumínio; depois é tirar o papel, deixar o queijo alourar... E servir!

 

Rolinhos de courgete no forno.

 

sep notas.png

 

Notas:

* Se não tiver manjericão fresco pode usar seco, é claro.

 

* Eu costumo usar molho de tomate caseiro (um dia deixo aqui a "minha" receita). Mas quando preciso de quantidades muito pequenas e não tenho molho feito a verdade é que não me compensa fazer de propósito... Nesses casos, não usando molho feito por mim, compro o do Celeiro, que além de ser delicioso é 100% biológico e não tem nada além de legumes e sal. Há outros molhos biológicos nos supermercados, mas mesmo assim são (pelo menos os que conheço) mais "processados"...

 

Rolinhos de courgete no forno.

Sofia.

Mais Gulinha.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Dar sangue. Dar medula. Dar vida.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D