Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gulinha.

Peixe, carne, legumes. Entradas, sobremesas, petiscos. Experiências. Dicas. Erros. Um forno temperamental. Mesas para dois ou para dez. Dias bons, muito bons e assim-assim. A minha cozinha tem de tudo. E é o meu sítio mais feliz.

Peixe, carne, legumes. Entradas, sobremesas, petiscos. Experiências. Dicas. Erros. Um forno temperamental. Mesas para dois ou para dez. Dias bons, muito bons e assim-assim. A minha cozinha tem de tudo. E é o meu sítio mais feliz.

Gulinha.

23
Jan18

Sol de inverno numa tarte.

Tarte de maçã.

 

Que bom que é fotografar com sol. Eu não percebo nada de nada de nada do assunto, mas que a comida fica logo mais bonita, mesmo sem grandes enquadramentos... Isso fica.

 

Quanto a esta tarte de maçã, também ela é sol. Na mesa e no coração. É linda, douradinha, suave, leve e deliciosa. Fica doce q.b. – nem muito nem pouco. E é tão fácil de fazer! Mas fácil assim do género mais fácil era impossível. A sério. Mesmo quem não faz sobremesas porque isto e porque aquilo pode avançar para esta à confiança. Não tem por onde correr mal! E uma tarte de maçã nunca desaponta... Muito menos esta. Pode bem ser a solução ideal se, por exemplo, vai jantar a casa de alguém e quer levar alguma coisa que agrade a meio mundo e provavelmente a outro meio e que esteja no forno dez minutos depois de pôr o avental. Ou se tem um almoço aí em casa e entre entradas e pratos fica com pouco tempo para "saídas".

 

(E, sendo tarte de maçã, há sempre aquele lado psicológico do "é mais ou menos fruta...".)

 

A receita não é nova. Muito menos é minha. Tem anos e anos e existe, com pequenos "twists", em muitas casas. E em muitos blogs. E em muitos sites. Mas fica aqui, também – mais não seja para que eu nunca a perca, que esta é daquelas que dá sempre jeito ter à mão!

 

Tarte de maçã.

 

---

 

sep receitas.png

Tarte de maçã (rápida e fácil)

Ingredientes:

1 base de massa quebrada ou areada

3 a 5 maçãs reinetas

2 ovos

1 pacote de natas (ou de creme de soja)

3 c. de sopa de açúcar mascavado

Canela q.b.

 

***

 

Tarte de maçã.

 

Antes de preparar a tarte, coloque o forno a aquecer nos 180º C e retire a massa do frigorífico.

 

Descasque as maçãs e corte-as em oito pedaços (ou, provavelmente, mais finas – mas depende do tamanho delas).

 

Numa taça misture bem, mas sem bater, as natas/o creme de soja, os ovos e o açúcar.

 

Coloque a massa numa tarteira e pique o fundo com um garfo. A seguir vai lá colocar as fatias de maçã, bem arrumadinhas (fica bonito e coze tudo por igual). Depois polvilha a maçã com canela (a gosto – eu devo ter usado aí umas duas colheres de sobremesa...) e por cima deita o creme. Se houver pedacinhos de maçã muito "à tona", é pressioná-los ligeiramente, para que não fiquem demasiado tostados.

 

Para evitar que a massa queime (e também para a tarte ficar mais bonitinha) dobre-lhe os bordos para dentro.

 

E está tudo feito! É só levar ao forno até a massa dourar e o creme cozer. Isto vê-se a olho: quando o líquido já não "abanar", está pronto. Uns 25 minutos devem chegar, mas varia muito de forno para forno.

 

Tarte de maçã.

 

sep notas.png

 

Notas:

* Eu usei creme de soja, e a tarte ficou ótima – mas o resultado final é bastante diferente se se usarem natas. Aliás, eu uso creme vegetal quase sempre e acho que nunca notei tanto as diferenças como nesta tarte. Com creme de soja o sabor fica mais suave; com natas, a tarte é mais "gulosa"... ;)

 

* A receita habitual leva entre duas e três colheres de sopa de açúcar branco. Mas eu tenho um amor especial por aquele "travo" do açúcar mascavado, por isso decidi usá-lo aqui. E resultou muito bem.

 

* Dependendo do tamanho da tarteira, pode ser preciso acrescentar mais um ovo e mais meio pacote de natas/creme de soja (e eventualmente mais um bocadinho de açúcar).

Sofia.

Mais Gulinha.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Dar sangue. Dar medula. Dar vida.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D